Pular para o conteúdo
Início » Você já pensou em ter uma casa inteligente?

Você já pensou em ter uma casa inteligente?

Até pouco tempo atrás, acessar a Internet em casa era sinônimo de luxo. No entanto, essa situação mudou rapidamente, alterando a forma como as atividades diárias são realizadas. Agora que estamos conectados a todo momento e a forma de realizar compras alterou completamente, por que a rotina da casa deveria permanecer a mesma?

É nesse sentido que as casas inteligentes têm avançado ao conectar aparelhos elétricos e aplicar inovações no cotidiano familiar. Se você é uma pessoa que gosta de estar atualizada com a tecnologia, é hora de uma casa inteligente!

Afinal, o que é uma casa inteligente?

A casa inteligente é uma tecnologia inerente ao meio ambiente. Nele, o objeto realiza mais do que funções convencionais e garante recursos adicionais por meio de uma conexão com a Internet. As casas conectadas possuem sistemas e equipamentos integrados, além de automação das tarefas de controle.

E quais os benefícios de possuir uma casa inteligente?

Conforto

Ter uma casa inteligente significa que enquanto você está sentado no sofá, ou mesmo antes de ir para casa, um simples comando em seu smartphone pode realizar as tarefas domésticas.

Esse nível de praticidade contribui para as atividades diárias mais agitadas e proporciona conforto para o descanso e relaxamento em casa.

Segurança

A segurança também é um aspecto positivo da casa conectada, pois ela registra as operações realizadas no local e pode até ser monitorada à distância. Isso traz mais tranquilidade para quem sai de casa para trabalhar ou mesmo viajar.

Economia

Contribuir com o meio ambiente também é um item essencial na família e a tecnologia é uma aliada nesse sentido.

A casa conectada pode ser programada para evitar desperdícios e garantir o melhor uso dos equipamentos, gerando economia doméstica e contribuindo para um mundo mais sustentável.

Quais são os itens essenciais para uma casa inteligente?

Agora que você conhece os benefícios de possuir uma casa inteligente, que tal entender os elementos básicos para conectar sua casa e aproveitar ao máximo o poder das novas tecnologias? Confira!

Fechadura digital

Se você é do tipo que sempre esquece a chave da casa ou a perde mais cedo ou mais tarde, o primeiro item que sua casa precisa é uma fechadura digital.

Além de facilitar a entrada e saída de todos os moradores, é segura e pode ser programada para permitir a entrada por senha ou impressão digital.

Além disso, alguns desses sistemas de fechadura permitem que você especifique a hora em que certas pessoas podem entrar no apartamento.

Controle de luz

O sistema de controle de luz garante que você acenda ou apague as luzes sem ligar o interruptor, além de controlar a intensidade da luz para deixar um ambiente adequado ao tipo de atividade que está sendo realizada.

Você ainda pode acionar o sensor de movimento e confirmar se todas as luzes estão desligadas por meio do aplicativo no telefone, eliminando assim o desperdício de eletricidade.

Aspirador robô

É um sonho manter a casa sempre descomplicada e prática e até há muito tempo isso só era possível no cinema.

O robô que aspira a casa funciona com baterias e circula por toda a casa para tirar a poeira da superfície, trazendo mais praticidade ao dia a dia de quem tem a agenda lotada e quer descansar e curtir a vida nas horas vagas.

O refrigerador está conectado 

Os refrigeradores não são mais apenas um eletrodoméstico na cozinha; eles desempenham um papel mais amplo no conceito de casa inteligente.

Além do design que contribui para a decoração do espaço, também permitem que a temperatura seja controlada pelo telefone.

Alguns modelos possuem um tablet acoplado à interface, permitindo agendar compromissos, verificar receitas e visualizar itens da geladeira sem ter que abrir a porta.

Alto-falante inteligente

Alto-falantes inteligentes são dispositivos que respondem a comandos de voz. Podem, por exemplo, atuar como agregadores de todas as tecnologias da casa, que podem ser conectadas a sistemas de iluminação e ar condicionado.

A inteligência artificial desses dispositivos facilita outras atividades diárias, como tocar música, entender as previsões do tempo e até mesmo pesquisar qualquer assunto nos principais mecanismos de busca da Internet.

Como vimos ao longo deste texto, as casas inteligentes se tornaram uma realidade e você pode implementar facilmente essas tecnologias em casa!

Melhor do que ter uma casa conectada é viver num projeto de desenvolvimento mas estruturalmente inovador. 

Continue nos acompanhando nas redes sociais e aqui no blog e fique por dentro das notícias! 

× WhatsApp